quinta-feira, 11 de junho de 2009

Atuação Metódica (Guia do Teatro)

Atuação Metódica
Afinal, o que é o "Método"?

Nas edições anteriores aqui no “Espaço Actor Studio SP Brasil” fizemos sempre muitas referências ao "Método" e à chamada "Atuação Metódica". Dissemos que o "Método" é o sistema de trabalho empregado e utilizado pela maioria dos atores e diretores consagrados internacionalmente desde Elia Kazan, Marlon Brando, James Dean e Paul Newman até nomes atuais como Daniel Day Lewis, Hillary Swank entre outros. Em nossa primeira edição (Guia de Teatro Número 07), contamos um pouquinho da trajetória e história do "Método", desde suas origens no Teatro de Arte de Moscow com Stanislavski até sua chegada e desenvolvimento nos EUA através do “The Actors Studio”. Mas, afinal de contas, o que é o "Método"? O que caracteriza esse sistema tão eficaz de atuação e direção que vem se consagrando e se reciclando constantemente através das décadas? Será que basta ler os livros de Stanislavski e pronto? O estudante já poderia então se considerar um ator ou diretor metódico apto após a leitura das obras desse mestre russo? Não. Não basta ler as obras de Stanislavski para compreender e saber utilizar o método. A resposta é muito mais complexa e evidentemente não nos atreveríamos a debatê-la em profundidade aqui no Espaço Actor Studio SP Brasil. Nosso propósito é apenas abordar alguns tópicos chave que sejam relevantes para tirar algumas dúvidas e que sirvam para apontar direções claras aos leitores interessados.
Desde suas origens, o "Método" esteve sempre envolto em discussões polêmicas e acaloradas. Sempre houve debate quanto às "verdadeiras" formas de emprego do "Método". Divergências entre atores, professores e diretores geraram muitos "rachas" e criaram as mais variadas correntes de interpretação do famoso sistema, o que, evidentemente, desnorteou e confundiu os estudantes que já não sabiam mais onde, afinal de contas, encontrar de fato o "Método". A confusão chegou a ser tamanha que o consagrado diretor e ator Robert Lewis (um dos fundadores do The Actors Studio) passou a realizar palestras ao redor dos EUA apenas para tentar elucidar de forma clara e objetiva todas as confusões e contradições oriundas dos "rachas" entre professores. As palestras foram mais tarde publicadas com o divertido e apropriado título "Method or Madness?" (Método ou Loucura?).
Recentemente, as polêmicas foram novamente reavivadas devido ao trabalho de atores como Daniel Day Lewis (premiado duas vezes com o Oscar: por "Meu Pé Esquerdo" e, em 2008, pelo desempenho virtuosístico em "Sangue Negro), considerado um dos mais radicais atores metódicos da atualidade, e também devido à tragédia ocorrida com o ator Heath Ledger (também vencedor do Oscar e um Globo de Ouro póstumo, e agora concorrendo novamente ao Oscar de melhor ator) após seu desempenho fabuloso como o Coringa do filme "Batman, The Dark Knight". Heath Ledger sempre foi um defensor ávido e adepto fervoroso do "Método", e os amantes de polêmicas imediatamente quiseram associar sua morte à prática da atuação metódica - uma associação claramente equivocada e oportunista.
De qualquer forma, para compreender melhor a natureza das diferentes correntes ligadas ao "Método", sugerimos ao leitor que consulte a edição número 07 do Guia de Teatro para perceber as divergências entre Lee Strasberg e Stella Adler que acabaram por originar diferentes escolas e abordagens com relação ao sistema (incluindo os trabalhos desenvolvidos por grandes professores como Utah Hagen, Sanford Meisner, dentre outros).
Nosso propósito não é apontar qual dessas tendências representa a verdadeira atuação metódica, mas sim mostrar que são apenas formas diferentes de interpretar e aplicar os conceitos apresentados por Stanislavski. Todos esses grandes professores beberam na mesma fonte. Porém, cada um encontrou caminhos diferentes para desenvolver e aplicar os ensinamentos do mestre russo. E isso é a principal natureza do "Método": todo o trabalho de Stanislavski que foi elaborado, desenvolvido, adaptado e transformado ao longo das décadas pela experiência dos artistas maravilhosos que fundaram o “The Actors Studio”. Por isso afirmamos que não basta somente ler as obras de Stanislavski. Afinal de contas, o que chamamos de "Método" é a forma utilizada para aplicar os múltiplos conceitos expostos nos livros "A Preparação do Ator", "A Construção da Personagem" e "A Criação de um Papel", e é justamente essa forma de aplicação que vem sendo exaustivamente desenvolvida, transformada e melhorada, e varia de escola para escola de acordo com a corrente escolhida: seja a vertente de Stella Adler, seja a visão de Lee Strasberg ou a interpretação de Sanford Meisner. Há quem diga que as técnicas de Stella Adler são as que mais se aproximam das idéias originais do "Método", já que, dentre os fundadores do “The Actors Studio”, ela foi a única a estudar diretamente com Stanislavski, mas não cabe a nós defender uma corrente de interpretação em detrimento das outras.
Todas essas diferentes vertentes e interpretações com relação ao "Método" são abordadas e estudadas em profundidade no “Actor Studio SP Brasil” para que cada estudante possa optar por aquilo que lhe servir melhor. As ferramentas desenvolvidas por Stella Adler, Lee Strasberg e Sanford Meisner são exaustivamente debatidas e testadas no Centro de Pesquisa Avançada de Atuação Metódica sediado na Escola de Cinema e finalmente apresentadas e transmitidas aos estudantes para que se possa tirar o que há de melhor em todo o estudo do "Método".
Restam ainda duas perguntas: por que será que o "Método", que já prova sua eficácia há mais de cem anos, levou tanto tempo para chegar ao Brasil e por que será que tantas escolas e professores se utilizam somente de fragmentos superficiais do "Método" e ainda alegam ter desenvolvido "sistemas novos e originais"? Essas são questões complexas que preferimos deixar a cargo da reflexão do leitor! Concluindo, esperamos ter contribuído de alguma forma para clarear as confusões acerca do "Método" e nos colocamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas com relação à atuação metódica e suas diferentes tendências. Teremos prazer em responder ligações e emails referentes à esse sistema encantador que temos a honra de representar! Grande Abraço e até a próxima edição.
www.escoladecinema.com.br
www.actorsstudio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário