quinta-feira, 11 de junho de 2009

DOCUMENTÁRIO: Tudo que você pracisa saber para fazer um


Neste curso super-intensivo em 4 encontros você conhecerá as principais técnicas de pré-produção, produção e pós-produção de um documentário, utilizando uma abordagem prática baseada na experiência de quem está acostumado a produzir cinema de baixíssimo orçamento (cinema de guerrilha). O curso responderá às perguntas: como produzir? como se preparar para a gravação? que cuidados a serem tomados no processo de produção? que câmera usar? quais os equipamentos necessários? como iluminar, como gravar o audio de forma eficaz? como compor a equipe de produção? como editar e finalizar o documentário? Ao longo do curso, os professores produzirão um documentário, aplicando as técnicas ensinadas em aula e usando o próprio curso como objeto documentadoInclui 4 aulas e apostila digital e cópia do documentário realizado ao longo do curso; Datas: 06, 20 e 27 de Junho e 4 de Julho (Sábados, das 15h às 18h); Local do Curso: Coletivo Galeria, Rua dos Pinheiros, 493 - São Paulo; Investimento: R$300,00; Informações e Matrículas: Escola de Cinema (3258.6236 ou 3213.0347)

Cinema: A HISTÓRIA QUE NINGUÉM VIU


Neste curso super-intensivo em 4 encontros você conhecerá as principais modificações na linguagem cinematográfica que determinaram a forma como vemos Cinema hoje.Durante este curso, voce entenderá como a sétima arte se modificou nas suas mais diferentes áreas: produção, roteiro, fotografia, edição, atuação e direção. Essa evolução será vista de forma visual, com uma abordagem prática baseada no olhar de quem está acostumado a produzir cinema.Você nunca mais verá um filme com os mesmos olhos. Para ilustrar a aula, serão "dissecados" filmes de toda a história, desde clássicos como "Um bonde chamado desejo" e "Cidadao Kane" até super-produções impecáveis como "300" e "Batman - O Cavaleiro das trevas" passando por "Uma Linda Mulher" e outros.Inclui 4 aulas e apostila digital;Datas: 10, 17 e 24 de Junho e 1o. de Julho (Quartas-feiras, das 19h30 às 22h30);Local do Curso: Coletivo Galeria, Rua dos Pinheiros, 493 - São Paulo; Investimento: R$300,00;Informações e Matrículas: Escola de Cinema (3258.6236 ou 3213.0347)

Feliz dia dos Namorados para quem esta sem Namorado (a)

Se…
Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida;
Se os olhares se cruzarem e neste momento houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu;
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês;
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente divino - O AMOR.
Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras,entregue-se: vocês foram feitos um pro outro …
Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: Você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida …
Se você conseguir, em pensamento, sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado; se você conseguir saber o que a está incomodando, mesmo que aparentemente esteja tudo bem …
Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados…; se você não consegue andar pelas ruas, sem deixar de segurar a mão da outra, mesmo que um poste atravesse os dois ao meio …
Se você consegue ficar somente 15 minutos aborrecido depois de uma briga e terminar tudo somente por meia hora…; se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite …
Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado…; se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e mesmo assim tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela …; se você preferir morrer, antes de ver a outra partindo …é o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva!!!
Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.Ou às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. É o livre-arbítrio.
Por isso, preste atenção nos sinais. Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor e mais simples coisa da vida: O AMOR!!!
Carlos Drummond de Andrade

As técnicas de Adler, Meisner e Strasberg (Guia de Teatro)

As três faces do método

Nas edições anteriores do Guia de Teatro, discutimos as origens do “Método” bem como sua trajetória e desenvolvimento ao longo das décadas. Percebemos também que não basta “conhecer” Stanislavski para estar apto a empregar o famoso “sistema”, visto que um estudo profundo é necessário para compreender e colocar em prática as ferramentas expostas pelo mestre russo. Além disso, constantemente esbarramos em três nomes apontados como os grandes “pilares” do desenvolvimento do “Método”: Stella Adler, Sanford Meisner e Lee Strasberg. Cada um defendia uma visão particular do sistema, uma maneira única de interpretá-lo e colocá-lo em prática dando origem à três grandes “correntes” de atuação metódica que por muito tempo disputaram o trono no universo dramático e cênico norte-americano bem como em parte do universo cênico europeu. Hoje em dia, essas três vertentes do sistema (que somente chegaram ao Brasil oficialmente em 2009, com quase 60 anos de atraso!) convivem de forma pacífica e até mesmo complementar, mas já houve época em que adeptos da chamada “técnica Adler” torciam seus narizes para os estudantes de Strasberg e vice-versa.
Mas o que são exatamente essas três visões diferentes do “Método”?
O que as define e diferencia? Tentarei esclarecer e apontar nos próximos artigos pelo menos os pontos técnicos cruciais que marcam essas dissidências, porém, evidentemente, para um estudo aprofundado desses tópicos, recomendo que o leitor busque uma instituição séria com professores respaldados e gabaritados no “Método”.
A primeira vertente abordada será a de Stella Adler, já que essa corrente é tida por muitos como a mais fiel interpretação do consagrado sistema (visto que a lendária atriz e professora norte americana teve o raro privilégio de estudar particularmente com Stanislavski em Paris). O contato de Adler com o diretor russo resultou na primeira “decodificação” do “Método” através de uma complexa tabela em formato de órgão. Para os interessados, uma cópia da tabela original pode ser vista na sede do Actor Studio SP Brasil (a tabela já foi traduzida anteriormente para o português, porém, como infelizmente contém equívocos grosseiros na tradução que podem confundir alunos e professores, sugerimos sempre que a original seja consultada). Essa tabela, elaborada em 1934 (antes, portanto, da publicação das obras chave de Stanislavski), organiza o sistema em dezenas de tópicos, cada um representando todo um universo de ferramentas, práticas e conceitos que devem ser trabalhados pelo ator e diretor. Dentre esses tópicos todos, porém, Stella Adler julgava como sendo os mais importantes e necessários aqueles que abordavam a questão da imaginação, e é justamente sobre esse prisma que começa a se fundamentar a “Técnica Adler”.
É importantíssimo salientar que o “Método” abrange MUITO mais do que apenas o trabalho com a imaginação (abrange pormenorizadamente por exemplo, todo o trabalho físico, psicológico e emocional do ator), e que a imaginação é somente UM dentre os muitos tópicos. No entanto, como atriz e professora, Adler sempre acreditou que o trabalho com a imaginação era o que traria mais benefícios e resultados para os atores, e, para comprovar as teses da professora, dentre seus alunos figuram nomes premiados como Marlon Brando, Benicio Del Toro, Robert de Niro e muitos outros.
Partindo desse princípio, Stella dedicou sua vida à criação e aprimoramento de exercícios e práticas que desenvolvessem a imaginação do ator, e muito rapidamente seus exercícios atravessaram fronteiras chegando à vários países e escolas (inclusive ao Brasil) o que acabou por gerar também dois problemas sérios:
Muitas escolas e faculdades de artes cênicas adotam exercícios e jogos teatrais empregados e desenvolvidos por Stella, porém, por questões que esse artigo não visa discutir, omitem o nome da professora norte-americana (grande parte dos alunos brasileiros de teatro desconhece por completo o nome de Stella Adler) e ainda tentam ganhar crédito pelo desenvolvimento de tais exercícios (muitas vezes, aliás, mal empregados e utilizados).
Mas o problema mais sério, porém, é outro: os alunos passam anos e anos realizando jogos e exercícios teatrais e, no momento de encarar um papel ou preparar um projeto de peso, não sabem como utilizar os exercícios em benefício próprio. Por quatro anos, por exemplo, os alunos “andam imitando animais” ou brincam de “cabo de força imaginário” na faculdade, e agora, chegou o momento de interpretar Hamlet. Ok. Como o “cabo de força imaginário” pode ajudar o ator a preparar um dos papéis mais complexos já escritos na história do teatro? Geralmente o ator não sabe, e grande parte da responsabilidade é de seus professores, que provavelmente também não sabiam e consequentemente não explicaram a finalidade REAL daqueles exercícios, demonstrando DE FATO como eles poderiam e deveriam ser empregados em QUALQUER circunstância. Esse triste fato alegra somente os vulgo “preparadores de atores” que lucram cada vez mais com os largos contingentes de alunos de teatro que deixam as faculdades e conservatórios inseguros e despreparados e acabam recorrendo à eles para preparar testes ou projetos específicos.
Talvez essa seja a principal diferença entre a “corrente” de Stella Adler e as demais: a ciência e o embasamento com os quais cada exercício é abordado. Na técnica Adler, o aluno é atropelado por um verdadeiro mar de conhecimento e fica plenamente ciente da finalidade específica de cada exercício, sentindo-se então seguro para abordar qualquer projeto ou papel.
Tão interessantes e enriquecedoras quanto a abordagem de Stella são as técnicas e ferramentas desenvolvidas pelo mestre Sanford Meisner, chamado por muitos de “o segredo mais bem guardado do teatro americano”. Mas isso já é assunto para a próxima edição do Guia de Teatro. Até lá!
*Tiaraju Aronovich é cineasta, músico e ator especializado no “Método” formado pelo Califórnia Institute of the Arts, em Los Angeles. É professor do Actor Studio SP Brasil e parceiro oficial do Stella Adler Studio em New York.
www.actorsstudio.com.br
www.escoladecinema.com.br
www.reticomfilms.com

Atuação Metódica (Guia do Teatro)

Atuação Metódica
Afinal, o que é o "Método"?

Nas edições anteriores aqui no “Espaço Actor Studio SP Brasil” fizemos sempre muitas referências ao "Método" e à chamada "Atuação Metódica". Dissemos que o "Método" é o sistema de trabalho empregado e utilizado pela maioria dos atores e diretores consagrados internacionalmente desde Elia Kazan, Marlon Brando, James Dean e Paul Newman até nomes atuais como Daniel Day Lewis, Hillary Swank entre outros. Em nossa primeira edição (Guia de Teatro Número 07), contamos um pouquinho da trajetória e história do "Método", desde suas origens no Teatro de Arte de Moscow com Stanislavski até sua chegada e desenvolvimento nos EUA através do “The Actors Studio”. Mas, afinal de contas, o que é o "Método"? O que caracteriza esse sistema tão eficaz de atuação e direção que vem se consagrando e se reciclando constantemente através das décadas? Será que basta ler os livros de Stanislavski e pronto? O estudante já poderia então se considerar um ator ou diretor metódico apto após a leitura das obras desse mestre russo? Não. Não basta ler as obras de Stanislavski para compreender e saber utilizar o método. A resposta é muito mais complexa e evidentemente não nos atreveríamos a debatê-la em profundidade aqui no Espaço Actor Studio SP Brasil. Nosso propósito é apenas abordar alguns tópicos chave que sejam relevantes para tirar algumas dúvidas e que sirvam para apontar direções claras aos leitores interessados.
Desde suas origens, o "Método" esteve sempre envolto em discussões polêmicas e acaloradas. Sempre houve debate quanto às "verdadeiras" formas de emprego do "Método". Divergências entre atores, professores e diretores geraram muitos "rachas" e criaram as mais variadas correntes de interpretação do famoso sistema, o que, evidentemente, desnorteou e confundiu os estudantes que já não sabiam mais onde, afinal de contas, encontrar de fato o "Método". A confusão chegou a ser tamanha que o consagrado diretor e ator Robert Lewis (um dos fundadores do The Actors Studio) passou a realizar palestras ao redor dos EUA apenas para tentar elucidar de forma clara e objetiva todas as confusões e contradições oriundas dos "rachas" entre professores. As palestras foram mais tarde publicadas com o divertido e apropriado título "Method or Madness?" (Método ou Loucura?).
Recentemente, as polêmicas foram novamente reavivadas devido ao trabalho de atores como Daniel Day Lewis (premiado duas vezes com o Oscar: por "Meu Pé Esquerdo" e, em 2008, pelo desempenho virtuosístico em "Sangue Negro), considerado um dos mais radicais atores metódicos da atualidade, e também devido à tragédia ocorrida com o ator Heath Ledger (também vencedor do Oscar e um Globo de Ouro póstumo, e agora concorrendo novamente ao Oscar de melhor ator) após seu desempenho fabuloso como o Coringa do filme "Batman, The Dark Knight". Heath Ledger sempre foi um defensor ávido e adepto fervoroso do "Método", e os amantes de polêmicas imediatamente quiseram associar sua morte à prática da atuação metódica - uma associação claramente equivocada e oportunista.
De qualquer forma, para compreender melhor a natureza das diferentes correntes ligadas ao "Método", sugerimos ao leitor que consulte a edição número 07 do Guia de Teatro para perceber as divergências entre Lee Strasberg e Stella Adler que acabaram por originar diferentes escolas e abordagens com relação ao sistema (incluindo os trabalhos desenvolvidos por grandes professores como Utah Hagen, Sanford Meisner, dentre outros).
Nosso propósito não é apontar qual dessas tendências representa a verdadeira atuação metódica, mas sim mostrar que são apenas formas diferentes de interpretar e aplicar os conceitos apresentados por Stanislavski. Todos esses grandes professores beberam na mesma fonte. Porém, cada um encontrou caminhos diferentes para desenvolver e aplicar os ensinamentos do mestre russo. E isso é a principal natureza do "Método": todo o trabalho de Stanislavski que foi elaborado, desenvolvido, adaptado e transformado ao longo das décadas pela experiência dos artistas maravilhosos que fundaram o “The Actors Studio”. Por isso afirmamos que não basta somente ler as obras de Stanislavski. Afinal de contas, o que chamamos de "Método" é a forma utilizada para aplicar os múltiplos conceitos expostos nos livros "A Preparação do Ator", "A Construção da Personagem" e "A Criação de um Papel", e é justamente essa forma de aplicação que vem sendo exaustivamente desenvolvida, transformada e melhorada, e varia de escola para escola de acordo com a corrente escolhida: seja a vertente de Stella Adler, seja a visão de Lee Strasberg ou a interpretação de Sanford Meisner. Há quem diga que as técnicas de Stella Adler são as que mais se aproximam das idéias originais do "Método", já que, dentre os fundadores do “The Actors Studio”, ela foi a única a estudar diretamente com Stanislavski, mas não cabe a nós defender uma corrente de interpretação em detrimento das outras.
Todas essas diferentes vertentes e interpretações com relação ao "Método" são abordadas e estudadas em profundidade no “Actor Studio SP Brasil” para que cada estudante possa optar por aquilo que lhe servir melhor. As ferramentas desenvolvidas por Stella Adler, Lee Strasberg e Sanford Meisner são exaustivamente debatidas e testadas no Centro de Pesquisa Avançada de Atuação Metódica sediado na Escola de Cinema e finalmente apresentadas e transmitidas aos estudantes para que se possa tirar o que há de melhor em todo o estudo do "Método".
Restam ainda duas perguntas: por que será que o "Método", que já prova sua eficácia há mais de cem anos, levou tanto tempo para chegar ao Brasil e por que será que tantas escolas e professores se utilizam somente de fragmentos superficiais do "Método" e ainda alegam ter desenvolvido "sistemas novos e originais"? Essas são questões complexas que preferimos deixar a cargo da reflexão do leitor! Concluindo, esperamos ter contribuído de alguma forma para clarear as confusões acerca do "Método" e nos colocamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas com relação à atuação metódica e suas diferentes tendências. Teremos prazer em responder ligações e emails referentes à esse sistema encantador que temos a honra de representar! Grande Abraço e até a próxima edição.
www.escoladecinema.com.br
www.actorsstudio.com.br

Pratica de Fotografia e Edição

Galerinha quero insentivar a vocês a irem praticar Fotografia e Edição de segunda a sexta das 18:30 às 19:30hs na Escola de Cinema.
Eu estou Praticando todos os dias, talvez você não seja um insano que disponha de tempo todos os dias (como eu) mas, tenho a certeza e posso falar com propriedade que o pouco que vier praticar já fará grande diferença. E tenho que salientar , que sem a pratica ficará muito dificil para executar as praticas de set.
Aos Estudantes apenas de Fotografia, Respondam os emails e procurem o Produtor da Equipe em que esta escalado, e marque com ele uma ida junto a escola de cinema para esta pratica. Interessante será se o diretor de fotografia o acompanhar durante a pratica de set para juntos treinar com a câmera escolhida e já praticando sobre os planos que o diretor imagina.
Vale lembrar que esta é uma dica, apenas.
Aos fotogramos do Meu Grupo (em Especial) Buda e Gabriel.
Devo informar que eu como produtor da equipe, Iri cobrar a pratica caso contrario no set teremos mudanças a serem definidas na sema antecendente a pratica, ou seja , se durante esta semana não tiverem praticado, no domingo automaticamente serão escalados como assistente de operador de câmera de produção de arte. Sendo assim, as câmeras serão operadas pelo diretor de fotografia FAbio Medeiros e ou pelo Produtor (eu) Wagner Santos.
Isso não deve ser encarado como uma má democracia, mas como um insentivo para que vocês pratiquem e tirem o melhor do curso e uma melhor execussão das funções no set de gravação.
Um Abraço a todos e tenham uma ótima semana de pratica e estudos rss
Wagner Santos

Pratica de Set 1

A primeira pratica de set sera no dia 21 de junho (Domingo)
Algumas recomendações que foram dadas na aula de direção e atuação de ontem (10/de junho-quarta feira).

1. Construção do Personagem
-Linha do Tempo
-Lista de Elaboração
2. Relação entre os Personagens
3. Antecedentes
-Ação e Reação
5. Circustancias (os porque´s?)
-Objetivos
-Quebras de Objetivos

OBs. Tudo isso a ser Elaborado junto com o diretor, Assistente de Direção e o Ator. É Recomendado testas diferentes formas para assim, ter o personagem mais organico e convincente.
-Aplicar o exercicio de repetição com os personagens com auteração de vóz.

Na próxima semana teremos mais recomendações e conteúdo à ser aplicado na primeira pratica de set.
Pros Manos um Abraço e pra mina um Beijo!
rss
Wagner Santos